Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

“Amistad’, de Anthony Davis , é a ópera de destaque deste domingo

No elenco premiados solistas: Thomas Young, Mark Doss e Florence Quivar. Regência de Dennis Russell Davies

Ópera Completa

No AR em 22/11/2020 - 15:00

O Ópera Completa deste domingo (22), celebrando o mês da consciência negra, apresenta  “Amistad”, ópera em dois atos de Anthony Davis.

Anthony Davis é pianista e compositor afro-americano, conhecido por incorporar em suas obras vários estilos além do clássico europeu, incluindo jazz, R&B, gospel, e obra não ocidental, africana, gamelão indonésia e música experimental. Davis é considerado o “reitor dos compositores de ópera afro-americanos”, devido as temáticas de suas peças. Sua primeira ópera “The Life and Times of Malcolm X”, é a sua obra mais conhecida, e em 2019, ele estreou “The Central Park Five”, que lhe rendeu o prêmio Pulitzer de Música, em maio deste ano. 

A ideia do drama lírico em dois atos “Amistad”, segundo o autor Anthony Davis, veio do poema "Middle Passage" de Robert Hayden. O libreto foi escrito pelo seu primo Thulani Davis, e foi inspirado na história verídica de um navio espanhol que levava africanos cativos para a América, para serem vendidos como escravos em 1839. Os escravos se revoltaram e conseguiram tomar o controle do navio na intenção de voltar para a terra natal, mas foram enganados pelo navegador que os levou para a América para serem presos. 

A estreia de “Amistad”, de Davis, ocorreu no Teatro Lirico de Ópera, de Chicago, em novembro de 1997. Mesmo não tendo sido bem vista pela crítica, a ópera teve boa aceitação do público, tendo recebido diversas montagens pelos Estados Unidos. 

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.

Criado em 19/11/2020 - 17:28

Mais do programa