Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

“Il Trespolo tutore”, Alessandro Stradella, é a ópera de destaque deste domingo

No programa, ouça a gravação mais recente desta ópera de Stradella, lançada em outubro de 2020.

Ópera Completa

No AR em 07/03/2021 - 15:00

O Ópera Completa deste domingo (7) traz uma recém-lançada gravação da ópera “Il Trespolo tutore”, Alessandro Stradella. Stradella, que viveu em meados do século XVII, era considerado tão talentoso quanto os mestres barrocos de sua época, Händel e Bach. Mesmo aclamado, não se importou muito com a fama, preferindo uma vida tempestuosa, que acabou sendo curta, pois foi assassinado com 41 anos de idade. Felizmente, um amigo cuidou de seus manuscritos, e graças a isso as composições de Stradella sobreviveram até os nossos dias. 

A obra em três atos “Il Trespolo tutore”, de Stradella, possui libreto de Giovanni Cosimo Villifranchi, e é reconhecida como uma das primeiras óperas cômicas da Itália. Com um enredo divertido, a história foi baseada em uma comédia de sucesso intitulada “Amore è veleno e medicina degl'intelletti o vero Trespolo tutore” de Giovanni Battista Ricciardi, que foi publicada uma década antes da composição. O mesmo libreto já havia sido musicado antes por Bernardo Pasquini na ópera “Tresópera completapolo tutore”, com algumas variações, e encenada em Roma durante o carnaval de 1677.

“Il Trespolo tutore”, Alessandro Stradella,
Capa do CD da ópera "Il trespolo tutore", de Stradella.

A estreia de “Il Trespolo tutore”, de Stradella, ocorreu no Teatro del Falcone em Gênova para o Carnaval de 1679. Aliás, vale ressaltar que a cidade de Gênova era perfeitamente adequada para o enredo desta obra, já que, segundo o próprio Stradella, o público genovês tinha uma queda por “coisas cômicas”, e as óperas nesse estilo ainda estavam começando a se consolidar em outras regiões. Com esta ópera, Stradella inovou em uma escrita para contrabaixo, que posteriormente se tornou uma das principais características da ópera bufa. 
O programa traz a gravação mais recente desta ópera de Stradella, lançada em outubro de 2020, com o barítono italiano Riccardo Novaro no papel-título de Trespolo, e a regência de Sir Andrea De Carlo. 

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.

Tags:  Stradella

Criado em 06/03/2021 - 01:05

Mais do programa