Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

“Turandot”, de Giaccomo Puccini, é o destaque do Ópera Completa deste domingo

Programa comemora centenário de nascimento de Franco Corelli, com uma gravação de 1965 da ópera de Puccini

Ópera Completa

No AR em 11/04/2021 - 15:00

O Ópera Completa deste domingo (11), em comemoração ao centenário de nascimento de Franco Corelli, apresenta uma importante gravação da ópera Turandot, de Giaccomo Puccini. 

Composta por três atos, Turandot foi a última ópera escrita por Puccini. Na verdade, o compositor morreu antes de concluir a partitura, que foi finalizada posteriormente por Franco Alfano. Com temas musicais de origem chinesa, Turandot possui libreto de Giuseppe Adami e Renato Simoni e é baseado em uma peça de Carlo Gozzi com a adaptação de Friedrich von Schiller. A ópera estreou no Teatro ala Scala, em Milão, no dia 25 de abril de 1926, e chocou a plateia por abordar temas muito polêmicos na época, como estupro, tortura e assassinato. 

No programa, confira uma gravação de Turandot, de Puccini, considerada um dos mais importantes registros desta ópera. Gravado em 16 de julho de 1965 no Teatro dell'Opera, Roma e relançado em 2010, o álbum conta com um elenco de peso, como a soprano sueca Birgit Nilsson no papel-título, a soprano italiana Renata Scotto, e o consagrado tenor italiano Franco Corelli, cujo centenário de nascimento foi comemorado no último dia 8 de abril. Tido como um dos tenores mais importantes da segunda metade do século XX, Franco Corelli chamava a atenção pela voz forte e densa, o que fez dele um favorito no papel do príncipe Calaf.

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.

Tags:  Franco Corelli

Criado em 08/04/2021 - 12:50

Mais do programa