Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

“Flammen”, de Erwin Schulhoff, é a ópera de destaque deste domingo

No programa, uma gravação lançada em abril deste ano, com o tenor norte-americano Raymond Very, a mezzo-soprano alemã Iris Vermillion e regência do maestro francês Bertrand de Billy.

Ópera Completa

No AR em 20/06/2021 - 15:00

Ópera Completa deste domingo (20) apresenta Flammen, ópera em dois atos de Erwin Schulhoff

Composta em 1929, Flammen (ou chamas, em português) é a única ópera do compositor tcheco Erwin Schulhoff. O libreto original em tcheco de Karel Josef Benes, e traduzido para o alemão pelo biógrafo Max Brod, possui enredo baseado na lenda do judeu errante Don Juan, retratada de forma surrealista, com fortes influências da psicologia freudiana. Diferente do Don Giovanni de Mozart, que também foi baseado na mesma lenda, aqui o protagonista não é punido, mas sim, condenado a viver para sempre.  

A estreia de Flammen, em sua versão original tcheca, ocorreu no antigo Teatro Nacional em Brno, em 27 de janeiro de 1932. Infelizmente, devido a ascensão do partido nazista da Alemanha, a ópera acabou sendo taxada de “música degenerada” e não obteve o sucesso esperado. A estreia da sua versão alemã acabou sendo cancelada.  A ópera, portanto, não foi mais encenada durante a vida do compositor, que faleceu por tuberculose em 1942, em um campo de concentração. Apenas em 1995 “Flammen” foi reapresentada com sucesso no Ópera de Leipzig, em sua versão em alemão, e com alguns ajustes na música. 

No programa, confira uma gravação lançada recentemente, em abril de 2021, com o tenor norte-americano Raymond Very como Don Juan, a mezzo-soprano alemã Iris Vermillion como La Morte, e regência do maestro francês Bertrand de Billy. 

 O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.

Tags:  Erwin Schulhoff

Criado em 17/06/2021 - 12:27

Mais do programa