Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Semele, de John Eccles, é a ópera de destaque deste domingo

O Ópera Completa traz uma gravação recém-lançada desta ópera, com a Academia de Música Antiga, o maestro Julian Perkins, e a soprano Anna Dennis no papel-título

Ópera Completa

No AR em 13/06/2021 - 15:00

O Ópera Completa deste domingo (13) apresenta a gravação mais recente da ópera “Semele”, do compositor barroco inglês John Eccles. 

A ópera em três atos “Semele”, de Eccles, possui libreto do dramaturgo William Congreve, e é baseada na mitologia grega de Semele, e retirada da obra: “Metamorfoses de Ovidio”, um dos trabalhos mais conhecidos de Congreve.

A obra é representada sob uma narrativa que transfigura homens e deuses mitológicos, em animais, árvores, rios e pedras. Escrita em 1707, a estreia de “Semele”, de Eccles, não chegou a acontecer enquanto o compositor era vivo por dois motivos: primeiro a política do teatro fez com a que a estreia atrasasse, e em seguida, as mudanças do gosto popular da época passaram a se voltar para o estilo italiano, de “ópera séria”.

A obra só foi estreada em sua totalidade mais de dois séculos depois, em 22 de abril de 1972, em Londres. A não realização do drama lírico no ano de sua composição, confirmou o fim desta curta tradição de estilo operístico. O mesmo libreto, entretanto, foi reutilizado em formato expandido por Handel para a sua ópera de mesmo nome, escrita em 1744. 

O programa selecionou uma gravação de 2019, publicada recentemente em janeiro de 2021 pela Academia de Música Antiga, em parceria com a Cambridge Handel Opera Company e o maestro Julian Perkins, com Anna Dennis no papel-título. A gravação recebeu destaque das revistas Gramophone e BBC Music.

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.

Criado em 12/06/2021 - 10:00

Mais do programa