Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

“Les Indes Galantes”, de Rameau, é o destaque deste domingo

Ópera Completa traz uma gravação de 2019 com Chantal Santon-Jeffery, Reinoud Van Mechelen e Thomas Dolié

Ópera Completa

No AR em 18/07/2021 - 15:00

O programa Ópera Completa deste domingo (18) apresenta “Les Indes Galantes”, ópera-ballet de Jean Philippe Rameau. 

Reconhecida como uma obra-prima do Iluminismo, “Les Indes Galantes”, foi a primeira criação de Rameauno formato de Ópera-ballet. Com o intuito de sair do habitual, o compositor Rameau e seu libretista (Louis Fuzelier) optaram por criar uma sequência de pequenos contos ambientados em lugares distantes, em vez do tradicional formato de ópera, que conta com apenas uma história desdobrada em vários atos. Como indica o título: “As Índias Amorosas”, o autor transparece a visão europeia sobre os povos Turcos, Incas e Persas, de representá-los como exóticos. 

 A estreia de “Les Indes Galantes”, de Rameau, ocorreu em 23 de agosto de 1735, no Teatro no Palais-Royal, em Paris, e foi reapresentada mais de 60 vezes nos dois primeiros anos após a estreia. A popularidade da obra de Rameau silenciou os críticos que diziam que suas obras eram difíceis para sua época. 

O programa selecionou uma gravação de 2019, finalista do International Classical Music Awards, com os solistas Chantal Santon-Jeffery, Reinoud Van Mechelen e Thomas Dolié, a Orquestra Orfeo, o Coral Purcell e a regência de György Vashegyi. 

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.

Criado em 15/07/2021 - 10:49

Mais do programa