Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

“Romilda e Costanza”, de Meyerbeer, é o destaque do Ópera Completa deste domingo

No programa, uma gravação de novembro de 2020, com Chiara Brunello e Luiza Fatyol nos papéis principais, e regência de Luciano Acocella.

Ópera Completa

No AR em 08/08/2021 - 15:00

O programa Ópera Completa deste domingo (8) apresenta “Romilda e Costanza”, ópera em dois atos de Giacomo Meyerbeer.

Com libreto de Gaetano Rossi, “Romilda e Costanza”, de Meyerbeer, é descrita como um melodramma semisserio (“ópera semisséria”). A ópera traz um tema de resgate, sobreposta por um triângulo amoroso, e foi escrita para um elenco específico, com intensidade do sentimento apaixonado, do lirismo ao virtuosismo irrestrito, características que refletem a natureza da ópera semisséria. 

 A estreia de “Romilda e Costanza”, de Meyerbeer, ocorreu no Teatro Nuovo de Pádua, em 19 de julho de 1817. Apesar de alguns obstáculos que o compositor enfrentava na época, a ópera foi um sucesso, e chegou a ser apresentada em Veneza, Milão, Florença, Copenhague e Munique. Importante ressaltar que foi uma surpresa ver Meyerbeer (um jovem de 26 anos, vindo de Berlim) fazendo sucesso com a sua primeira ópera em italiano, em um período em que o cenário operístico era dominado por Rossini. 

No programa, confira uma gravação de novembro de 2020, com Chiara Brunello e Luiza Fatyol nos papéis principais, e regência de Sir Luciano Acocella. 

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.

Criado em 06/08/2021 - 11:56

Mais do programa