Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

“A Valquíria”, de Richard Wagner, é o destaque deste domingo

No programa, confira uma das gravações mais recentes desta ópera, lançada em maio de 2020, com a soprano alemã Sarah Ferede.

Ópera Completa

No AR em 26/09/2021 - 08:25

O Ópera Completa deste domingo (26) apresenta “A Valquíria”, de Richard Wagner.

Com libreto do próprio compositor, “A Valquíria”, de Wagner, é a segunda ópera da tetralogia épica “Der Ring des Nibelungen”, também conhecido como o ciclo do Anel, escrita entre 1848 e 1874. As quatro óperas são adaptações de personagens mitológicos das sagas nórdicas e do poema medieval “A Canção dos Nibelungos”. Especificamente para “A Valquíria", Wagner se inspirou na lenda nórdica da Saga de Volsunga. Esta ópera em três atos teve sua estreia no Teatro Nacional em Munique em 26 de junho de 1870, e possui uma das passagens mais famosas no meio operístico: A Cavalgada das Valquírias, que abre a primeira cena do terceiro ato. Este trecho é comumente utilizado na versão instrumental isoladamente em salas de concerto ou em obras cinematográficas, como em “O Nascimento de uma Nação”, de Griffith, e “Apocalypse Now”, de Francis Ford Coppola. 

E para o programa de hoje, selecionamos uma das gravações mais recentes desta ópera, lançada em maio de 2020, com a soprano alemã Sarah Ferede, o tenor sueco Michael Weinius, a Filarmônica de Duisburgo e o maestro Axel Kober. 

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 15h, na MEC FM.

Criado em 26/09/2021 - 08:25

Mais do programa