O programa deste domingo (8) homenageia os 310 anos do compositor italiano Niccolò Jommelli, com a sua ópera em três atos “Didone abbandonata”.
Nascido em 10 de setembro de 1714, Niccolò Jommelli estudou em Nápoles sob a tutela do renomado compositor e professor Johann Adolf Hasse. Jommelli construiu um vasto catálogo musical, que inclui cantatas, oratórios e diversas obras sacras. No entanto, foi no campo da ópera que ele mais se destacou, compondo cerca de 60 obras nesse gênero.
As óperas de Jommelli, muitas delas com libreto de Metastasio, se distinguiam da corrente da época, destacando mais a história e o dramatismo do que o virtuosismo vocal. Um exemplo notável de seu trabalho é a ópera em três atos "Didone abbandonata", apresentada pela primeira vez no Teatro Argentina, em Roma, em 1747.
Esta obra recebeu posteriormente outras três versões sobre o mesmo libreto, sendo a última, que ouviremos no programa de hoje, finalizada em 1992 pelo curador Giovanni Carli Ballola e gravada em 1994 pela Orquestra de Stuttgart, sob a direção musical de Frieder Bernius.
Saiba mais no Ópera Completa. Domingo, às 17h, na Rádio MEC.