Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ópera Completa homenageia Ravel com duas óperas do compositor

Nos 150 anos de nascimento de Ravel, ouça as obras “A hora espanhola” e “A criança e os feitiços”

Ópera Completa

No AR em 09/03/2025 - 17:00

O Ópera Completa deste domingo (9) celebra os 150 anos de nascimento de Maurice Ravel com duas óperas do compositor: “A hora espanhola” e “A criança e os feitiços”.

Nascido em 7 de março de 1875, Maurice Ravel é um dos principais compositores franceses do século 20. Embora seja mundialmente conhecido pelo “Bolero”, ele escreveu obras para diversas formações, incluindo piano, orquestra e música de câmara, sempre explorando sonoridades inovadoras, unindo tradição e modernidade. Seu estilo reflete influências impressionistas, mas também um refinado senso de estrutura e orquestração. No campo operístico, Ravel escreveu duas obras do gênero, ambas em um ato: “L’Heure Espagnole” (A hora espanhola), uma comédia ambientada na Espanh a; e L'Enfant et les Sortilèges (A criança e os feitiços), uma fábula lírica com elementos mágicos. Suas óperas combinam refinamento orquestral, clareza vocal e influências do humor e da fantasia, com uma escrita precisa e colorida.

Descrita como uma comédie musicale, a ópera em um ato “L’Heure Espagnole”, de Ravel, possui libreto de Franc-Nohain e teve sua estreia em maio de 1911, na Opéra-Comique, de Paris. A obra, uma comédia leve e espirituosa, apresenta uma orquestração refinada e diálogos ágeis. A história se passa em Toledo, no século XVIII, e acompanha Concepción, esposa de um relojoeiro, que tenta encontrar um momento para receber seus amantes enquanto o marido está ausente. Com toques de humor e situações cômicas, a ópera explora o contraste entre os personagens, destacando o simplório carregador Ramiro, que é constantemente enganado por Concepción. A partitura combina sofisticação instrumental e ritmo fluido, refletindo a influência espanhola, com passagens brilhantes para a orquestra.

Diferente de “A hora espanhola”, a ópera “A criança e os feitiços” é uma fábula lírica que mistura fantasia e simbolismo, com uma orquestração ricamente colorida e um espírito lúdico. A história acompanha um menino travesso que, após destruir objetos e maltratar animais, vê tudo ao seu redor ganhar vida e confrontá-lo. Móveis, animais e plantas falam e cantam, fazendo-o refletir sobre suas ações. Constituída por um ato e duas partes, a ópera infantil “L'enfant et les sortilèges” (“A criança e os feitiços”), possui libreto da escritora francesa Sidonie-Gabrielle Colette e possui influências de espetáculos teatrais e musicais, em especial das composições de Gershwin. A operetafoi finalizada em 1925 e estreada em 21 de março no mesmo ano, no Teatro de Ópera de Monte Carlo.

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 17h, na Rádio MEC.

Criado em 06/03/2025 - 16:08 - Episódio Ópera Completa 09/03/25

Mais do programa