O Ópera Completa deste domingo (27) traz a gravação mais recente da ópera barroca “La Fida Ninfa”, de Antonio Vivaldi.
Composta por três atos, “La fida ninfa” (A ninfa fiel), de Vivaldi, possui libreto de Scipione Maffei, e teve sua estreia em 6 de janeiro de 1732, na inauguração do Teatro Filarmonico de Verona, em pleno carnaval, com cenários de Francesco Bibiena e balés criados por Andrea Catani. O libreto, de inspiração pastoril e mitológica, contrapõe elementos da ópera seria e da comédia romântica. Ambientada em uma ilha mítica, a trama envolve ninfas, piratas, sequestros e reencontros, com um final feliz promovido por deuses.
A história de “La Fida Ninfa” gira em torno da fidelidade amorosa, sobretudo da ninfa Licori, personagem a quem Vivaldi dedicou suas árias mais expressivas e psicologicamente sutis. O destaque é para a ária “Alma oppressa da sorte crudele”, que chama a atenção pelo lirismo e o refinamento emocional da personagem. A ópera foi reencenada em Viena, em 1737, sob o título “Il giorno felice”, mas acabou caindo no esquecimento, sendo redescoberta apenas no século 20 e tornando-se uma das primeiras óperas de Vivaldi a voltar aos palcos modernos.
No programa, confira uma gravação lançada em 5 de abril de 2025 com a soprano Chelsea Zurflüh, a Orquestra Barroca Jovem da Alemanha e a regência de Chiara Cattani.
O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 17h, na Rádio MEC.