O programa Ópera Completa deste domingo (22) apresenta “Orfeo”, ópera em cinco atos de Claudio Monteverdi.
Monteverdi é considerado, com justiça, uma das figuras centrais da história da música, atuando em um período de transição entre o Renascimento e o Barroco. Em sua primeira grande obra, “Orfeo”, classificada pelo compositor como uma “fábula em música”, Monteverdi conseguiu traduzir em som toda a carga dramática do libreto escrito por Alessandro Striggio, baseado na lenda grega de mesmo nome.
Para essa ópera, o compositor empregou solistas, coro e uma orquestra numerosa para os padrões da época, com cerca de 40 músicos. Por ter revolucionado a maneira de compor e apresentar uma obra dramática, muitos consideram Monteverdi como o verdadeiro pai da ópera, e a sua obra “Orfeo” é tida como a grande obra-prima inaugural do gênero operístico. A estreia aconteceu no Palácio Ducal de Mântua em 24 de fevereiro de 1607, incialmente em uma apresentação privada para o duque Vincenzo Gonzaga, sendo levada ao público pouco tempo depois.
E para o programa, selecionamos uma gravação de referência da ópera “Orfeo”, de Monteverdi, gravada em 1985 na Abbey Road, em Londres. A interpretação conta com tenor inglês Anthony Rolfe Johnson no papel principal, o Monteverdi Choir e o English Baroque Soloists, sob a direção de John Eliot Gardiner.
O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 17h, na Rádio MEC.