Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

"O elixir do amor”, de Gaetano Donizetti, no Ópera Completa

Confira uma versão em inglês lançada em 2018, com Barry Banks, Mary Plazas e regência de David Parry

Ópera Completa

No AR em 20/07/2025 - 17:00

O programa 'Ópera Completa' deste domingo (20) apreseenta a ópera cômica "O elixir do amor”, de Gaetano Donizetti, em uma versão em inglês lançada em 2018, com Barry Banks, Mary Plazas e regência de David Parry.

Composta em dois atos, “O Elixir do Amor” tem libreto do poeta italiano Felice Romani, também autor dos textos de “Norma” e “La Sonnambula”. Para esta ópera de Donizetti, Romani se inspirou em uma peça do dramaturgo francês Eugène Scribe, adaptando a história para uma pitoresca vila italiana do século XIX.

“O elixir do amor” teve sua estreia em 12 de maio de 1832 no Teatro della Canobbiana em Milão. Desde então, a ópera conquistou público mundo afora e tornou-se a mais popular de Donizetti durante sua vida. Seu enredo leve e romântico, entremeado de momentos cômicos, é sustentado por melodias memoráveis e envolventes. Entre os destaques, está a célebre romanza “Una furtiva lagrima”, cantada por Nemorino no segundo ato, sendo considerado um dos momentos mais emotivos do repertório operístico.   

E no programa, ouça uma aclamada versão em inglês da obra, lançada em 2018 e elogiada na tradicional seção “Building a Library”, da BBC. A tradução para o inglês foi feita por Arthur Jacobs e se destaca pelo humor elegante e pela musicalidade do texto. Jacobs imprime à tradução um vocabulário criativo e ritmo verbal refinado, explorando com leveza o tom farsesco de personagens como o charlatão Dulcamara.

 

O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 17h, na Rádio MEC.

 

 

Criado em 18/07/2025 - 09:27 - Episódio Ópera Completa 20/07/2025

Mais do programa