Em setembro, lembramos os 190 anos da morte de Vincenzo Bellini, um dos grandes nomes do bel canto italiano. E o programa Ópera Completa deste domingo (21) apresenta sua ópera mais célebre: “Norma”, em uma gravação lançada em 12 de setembro, com Melody Moore no papel-título e regência de Pier Giorgio Morandi.
Vincenzo Bellini foi um dos principais nomes do bel canto italiano, ao lado de Rossini e Donizetti. Sua música é marcada por melodias longas, de grande lirismo, que exigem canto contínuo e expressivo. Sua influência se estendeu a compositores como Verdi, que admirava a pureza e a força melódica de sua obra. Embora tenha morrido jovem, aos 33 anos, deixou óperas fundamentais como “La Sonnambula”, “I Puritani” e “Norma”.
Composta em dois atos, a ópera trágica “Norma”, de Bellini, possui libreto de Felice Romani e sua história se passa na Gália, por volta de 50 depois de Cristo, em tempos de dominação romana. Essa ópera é considerada o ponto alto da tradição do “bel canto” e o papel do personagem principal está entre os mais desafiadores do repertório para soprano. A principal ária desta ópera e, certamente, uma das mais conhecidas em todo o repertório operístico é “Casta Diva”, no primeiro ato, que já foi gravada por algumas das mais importantes solistas. “Norma”, de Bellini, teve sua estreia em 26 de dezembro de 1831, no Teatro Alla Scala de Milão.
O programa apresentará a gravação mais atual de “Norma”, lançada em 12 de setembro de 2025 pelo selo EuroArts. A soprano Melody Moore interpreta Norma, ao lado de um elenco de peso, formado por Stefan Pop, Roxana Constantinescu e Adam Lau. Participam também o Coro e a Orquestra Filarmônica do Estado da Transilvânia, sob a regência de Pier Giorgio Morandi.
O Ópera Completa vai ao ar neste domingo, às 17h, na Rádio MEC.