Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudante é fonte de inspiração para futuros pesquisadores

Gabriel Pereira da Gama Lima recebeu o XIII Prêmio CREA-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos

Rádio Sociedade

No AR em 04/03/2026 - 07:00

O Ciência no Rádio tem a missão de promover a divulgação científica e estimular a formação de futuros cientistas. Por isso, para inspirar quem pensa em seguir a carreira na Ciência, o programa entrevista um jovem talento da geologia que está enchendo o Observatório Nacional de orgulho e que comprova a importância da iniciação científica na formação de pesquisadores.

Estamos falando de Gabriel Pereira da Gama Lima, que atualmente faz mestrado no ON. O aluno foi agraciado com o XIII Prêmio CREA-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos, na categoria Melhor Trabalho de Conclusão de Curso em Geologia do Estado do Rio de Janeiro, com o trabalho intitulado: “Caracterização geológica e geofísica do Terreno Ocidental da Faixa Ribeira a partir do método Magnetotelúrico (MT)”.

O trabalho de Gabriel foi desenvolvido durante sua graduação em Geologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), sob orientação da Profa. Dra. Monica Heilbron e coorientação dos pesquisadores Dr. Sergio Fontes e Dr. Artur Benevides, do ON. Durante esse período, Gabriel foi aluno de Iniciação Científica no ON em um projeto apoiado pela Petronas, atuando diretamente em atividades de pesquisa do Laboratório de Geofísica Aplicada.

No programa desta quarta-feira, o Gabriel fala do prêmio que recebeu e da importância da iniciação científica que ele realizou no ON. Também nos explica o premiado trabalho e o que ele está abordando no mestrado que faz do ON.

Criado em 06/03/2026 - 09:56 e atualizado em 06/03/2026 - 14:00 - Episódio Iniciação Científica

Mais do programa