Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça a história do ECA e o que mudou com a implementação do estatuto

Nesta segunda-feira (13) Estatuto da Criança e do Adolescente completa

No ano em que o Estatuto da Criança e do Adolescente completa duas décadas e meia, especialistas, governo, parlamentares e sociedade debatem perspectivas e medidas para aprimorar e atualizar a lei. A discussão deve levar em conta o que já está previsto no ECA.

 

O coordenador do Núcleo de Infância e Juventude da Defensoria Pública do Distrito Federal, Sérgio Domingos, comemora os avanços do Estatuto, mas critica a lentidão do Poder Executivo para efetivar os direitos de crianças e adolescentes.

 

A secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Presidência da República, Angélica Goulart, reconhece que ainda há desafios.

 

A psicóloga Sandra Santos, consultora na área de Direitos Humanos de crianças e adolescentes, afirma que, no momento em que o país discute projetos que modificam direitos como a redução da idade mínima para o trabalho e a redução da maioridade penal, é preciso reforçar o debate sobre o ECA.

 

Ouça também:

Mudança na maioridade penal traz retrocesso no ECA, afirma especialista

Jurista defende redução da maioridade penal e ajustes no ECA

 

E nesse debate, é preciso ouvir meninos e meninas e quem está com eles. É o que defende a professora Gina de Albuquerque, que trabalha com alunos do nono ano em uma escola no Distrito Federal.

 

O promotor Murillo Digiácomo, do Paraná, é otimista. Para ele, o ECA aborda todos os assuntos, o problema é que poucos conhecem a lei.

 

Confira na linha do tempo abaixo, onde é possível navegar por diferentes momentos da história que precede o ECA, aprovado em 1990.

 

 

O Repórter Brasil destaca ainda:

- Semana vai ser decisiva para a Reforma Política  na Câmara;

- Ministro da Justiça depõe quarta-feira na CPI da Petrobras;

- Grécia fecha acordo para se manter no bloco europeu após 17 horas de negociações;

- Brasil está em quinto lugar no número de medalhas do Pan 2015.

 



Estatuto da criança e do adolescente completa 25 anos

Criado em 13/07/2015 - 11:50 e atualizado em 13/07/2015 - 14:06