Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Lei de contratação para pessoas com deficiência completa 24 anos

Em cinco anos, aumentou em 20% o número de pessoas com deficiência

A auxiliar de Serviços Gerais Analice Maria da Silva, de 37 anos, conseguiu o primeiro emprego há apenas dois anos. Quando criança teve paralisia infantil, que atingiu uma das pernas. Analice disse que sempre teve dificuldades em encontrar uma oportunidade no mercado de trabalho devido ao preconceito.

 

“Achava bem que não ia dar conta do serviço, porque antes eu não tinha oportunidade, eles não davam crédito à pessoa que tem deficiência”, disse.

 

Comissão divulga Cartilha sobre Direitos da Pessoa com Deficiência

 

Hoje, a lei que obriga as empresas a contratarem pessoas com deficiência completa 24 anos. Em cinco anos, aumentou em 20% o número de pessoas com deficiência inseridas no mercado de trabalho, de acordo com dados do Ministério do Trabalho.

 

O último balanço da pasta mostra que em 2013 mais de 357 mil pessoas estavam empregadas com carteira de trabalho assinada. A auditora fiscal do Ministério do Trabalho, Fernanda Cavalcante, diz que o balanço dos últimos anos é positivo, mas ainda é preciso investir em educação. Ela destaca a importância da lei.

 

“92% das pessoas com deficiência que estão no mercado de trabalho em 31 de dezembro de 2013 só estão por conta da lei de cotas, porque elas estão nas empresas que têm cem ou mais empregados, que são as obrigadas a contratar. Provavelmente, dez anos atrás, antes de a gente fiscalizar, e 24 anos antes de existir a lei, a participação dessa pessoa no mercado de trabalho devia ser mínima”.

 

O Repórter Brasil destaca, ainda:

 

- Rede pública de saúde vai distribuir remédio que ajuda a previnir a contaminação por HIV.

- Ministério Público pede a condenação de quatro envolvidos na Lava Jato.

- Defesa dos presidentes da Odebrecht e da Andrade Gutierrez entram com Habeas Corpus.

 

O Repórter Brasil é uma produção do Radiojornalismo EBC e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h, em rede, nas Rádios EBC.



Senado Federal aprova Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência

Criado em 24/07/2015 - 13:02 e atualizado em 24/07/2015 - 15:36