Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Senado aprova recondução de Janot à Procuradoria-Geral da República

Senado aprova recondução de Janot à Procuradoria-Geral da República

O Plenário do Senado aprovou com 59 votos a manutenção do Procurador-Geral, Rodrigo Janot no comando do Ministério Público Federal por mais dois anos. Doze senadores votaram contra e um se absteve.

Antes do plenário, Janot foi submetido a uma sabatina de mais de dez horas na Comissão de Constituição e Justiça, onde foi aprovado por 26 do total de 27 senadores - resultado melhor do que o obtido há dois anos.

Para o líder do PT, Humberto Costa (PT-PE), a votação de Rodrigo Janot na CCJ e no Plenário do Senado representa a aprovação do trabalho do procurador.

 

Para o presidente Renan Calheiros, a aprovação do nome de Janot comprova a isenção do Senado.

 

A arguição no Senado é prevista em lei. Rodrigo Janot foi indicado pela presidenta Dilma Rousseff após ter o nome escolhido pela maioria dos procuradores federais em eleição direta.

 

Durante a sabatina, alguns senadores favoráveis a indicação de Janot criticaram a atuação do Ministério Público. Houve queixas quanto ao vazamento de informações da Operação Lava Jato, reclamações de tratamento diferenciado de réus e suspeitos conforme a filiação partidária e indagações sobre eventual acordo para poupar políticos envolvidos em suspeita de corrupção.

 

Os parlamentares também pediram que Janot trabalhe para a retomada, pelo Supremo Tribunal Federal, do julgamento sobre financiamento privado em campanhas eleitorais, e que o Ministério Público atue para adiar o pagamento de título de dívidas reconhecidas pelos estados a particulares, os chamados precatórios.

 

Atual mandato de Janot termina em 17 de setembro.

 

O Repórter Brasil desta quinta-feira (27) destaca ainda: Supremo volta a discutir pedido para anular a delação de Alberto Youssef;  Na Câmara, líderes de 15 partidos apresentam propostas para a Agenda Brasil; Governo divulga primeiro lote de imóveis da União para venda; Mais da metade dos municípios brasileiros  não têm estrutura para gestão de direitos humanos; MEC vai intensificar a fiscalização nas faculdades de medicina.



Procurador-Geral da República é sabatinado no Senado

Criado em 27/08/2015 - 12:59 e atualizado em 27/08/2015 - 10:18