Após análises em laboratório, a Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas comprovaram a presença do parasita Trypanosoma cruzi na amostra de açaí consumida pela família que contraiu Doença de Chagas, no município de Lábrea.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, essa é a primeira vez que é comprovada cientificamente a presença do parasita no alimento no Amazonas. Antes, a confirmação era feita por associação.
A análise só foi possível porque a equipe de vigilância em saúde conseguiu recuperar as amostras de açaí que ainda estavam disponíveis junto ao fornecedor.
Até o momento, há 10 casos confirmados de Doença de Chagas contraída por via oral, ou seja, por meio de alimento contaminado pelo barbeiro ou pelas fezes do inseto.
De acordo com a Susam, a Fundação de Vigilância Sanitária Amazonas está reforçando as campanhas de conscientização dos produtores em relação às boas práticas de higiene na produção de alimentos com matéria-prima da floresta.
Clique no player acima e ouça o Repórter Nacional - Amazônia.