Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Bois-Bumbás do Amazonas recebem certificado de Patrimônio Cultural do Brasil

A Ordem do Mérito Cultural é considerada a maior honraria pública da Cultura

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 28/11/2018 - 14:05

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a entrega do certificado é parte da cerimônia da Ordem do Mérito Cultural. Ela é considerada a maior honraria pública da Cultura, entregue a pessoas, grupos artísticos, iniciativas ou instituições a título de reconhecimento por suas contribuições à cultura brasileira. A cerimônia será no Palácio do Planalto nesta tarde.

A escolha dos premiados ocorre todos os anos por meio de seleção entre nomes previamente indicados. Este ano, 35 personalidades e instituições brasileiras que se destacaram no cenário cultural do país, ao longo dos anos, serão reconhecidas.

A brincadeira do Boi se manifesta de modo diferente em cada região do país. Na Amazônia, as apresentações ocorrem geralmente durante os festejos juninos dos santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro.

Eles se dividem ainda em Boi de Terreiro, Boi de Rua e Boi de Arena.

O Boi de Terreiro apresenta o tema de morte e ressurreição do animal e tem semelhanças com o Boi de Rua, realizado em locais públicos, em interação com as pessoas que oferecem ao dono do Boi e aos brincantes algum tipo de agrado.

E tem ainda o Boi de Arena. Os mais famosos são o Garantido e o Caprichoso, da cidade de Parintins, no Amazonas.

A competição entre os dois bois ocorre no Festival Folclórico de Parintins, que completou 53 anos agora em 2018.

Criado em 28/11/2018 - 14:10

Mais do programa