Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Aplicativo ajuda Polícia Civil a monitorar desmatamento da Amazônia

Tecnologia, usada pela Delegacia do Meio Ambiente do estado, auxiliou 50 ações de combate ao desmatamento de junho a dezembro deste ano

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 24/12/2018 - 07:55

O patrulhamento da Floresta Amazônica no Amapá passou a ser feito este ano com ajuda de satélites que enviam dados para um aplicativo de monitoramento. A tecnologia, usada pela Delegacia do Meio Ambiente do estado, auxiliou 50 ações de combate ao desmatamento de junho a dezembro deste ano.

A organização ambientalista internacional responsável pelo aplicativo destaca a Polícia Civil do Amapá como a instituição que mais utilizou a ferramenta no combate a crimes ambientais em 2018.

A Polícia Civil patrulha uma área de quase 143 mil quilômetros quadrados. Cerca de 90% das áreas florestais do estado permanecem preservadas, segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente. 

Sem a ajuda do satélite e do aplicativo de monitoramento, os policiais só conseguiriam investigar crimes de desmatamento às margens da floresta ou a partir de denúncias da população. A tecnologia, associada com a utilização de drones, também permite a rápida localização de incêndios florestais e desmatamento, o que muitas vezes leva a prisões em flagrante.

A ferramenta utilizada pela Polícia Civil do Amapá também combina recursos do sistema de monitoramento do desmatamento na Amazônia Legal, mantido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, com a atualização de imagens via satélite pela Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos.

Ouça o Repórter Nacional - Amazônia desta segunda-feira (24), às 7h55:

Criado em 24/12/2018 - 11:22

Mais do programa