Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Começa semana da Justiça pela Paz em Casa

De acordo com levantamento do CNJ, nos últimos dois anos, em todo o Brasil, houve aumento de 13% no número de processos pendentes relativos à violência contra a mulher.

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 12/03/2019 - 14:27

Começou nesta segunda-feira a primeira edição anual da Semana Justiça pela Paz em Casa, coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O objetivo é mobilizar os tribunais estaduais a acelerar a tramitação de processos relacionados à violência doméstica.

Até sexta-feira, magistrados de todo país participam de cursos e debates sobre como aprimorar a aplicação das leis.

De acordo com levantamento do CNJ, nos últimos dois anos, em todo o Brasil, houve aumento de 13% no número de processos pendentes relativos à violência contra a mulher. São cerca de 1 milhão de casos aguardando julgamento.

Entre 2016 e 2018, o número de casos de feminicídio que chegaram ao Poder Judiciário aumentou 34%, passando de cerca de 3.300 para quase 4.500 casos.

Entre os estados com a maior elevação nos registros de feminicídio estão Paraná, Sergipe, Bahia, Distrito Federal, Alagoas e Acre.

O número de sentenças judiciais favoráveis às medidas protetivas também chama a atenção. Cresceu 36% em 2018 na comparação com 2016.

Pelos cálculos do Conselho Nacional de Justiça, no ano passado, foram concedidas quase 340 mil medidas protetivas. Essas medidas contribuem para manter os agressores longe das vítimas.

Outras duas edições da Semana Justiça pela Paz em Casa estão previstas para este ano e ocorrem nos meses de agosto e março.

Outro destaque do Repórter Nacional - Amazônia:

- PF investiga ex-diretores do Conselho Nacional de Ondontologia de Rondônia por desvios de recursos.

Ouça o programa desta segunda-feira (11), 12h25:

Criado em 12/03/2019 - 14:35

Mais do programa