Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Operação da Funai desarticula focos de extração ilegal de minérios e madeira em MT

Foram encontrados acampamentos com roupas, alimentos, agentes químicos e máquinas

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 14/06/2019 - 07:55

Equipes da Fundação Nacional do Índio (Funai) realizaram nas últimas semanas a Operação Lavra Ilegal. Com apoio de agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária e Corpo de Bombeiros, eles desmontaram acampamentos que serviam como base para extração ilegal de madeiras e minérios nas terras indígenas Sararé e Paukalirajausu. As terras são habitadas pelo povo indígena Nambikwara, que vive na fronteira oeste de Mato Grosso.

Durante a operação, foram encontrados dois pontos de garimpo com acampamentos, máquinas, agentes químicos, materiais e ferramentas de atividade garimpeira. A ação se baseou em denúncias e fiscalizações anteriores. Foram apreendidos e inutilizados quatro motores, uma máquina retroescavadeira e um motor-gerador.

As equipes também identificaram ramais e trilhas ilegalmente abertos na mata para facilitar a atividade ilegal de extração de madeira. Entre as espécies de árvores derrubadas estão garapeira, peroba rosa, cabreúva e mogno. Um caminhão com motosserra, combustível e materiais diversos também foi apreendido. O motorista fugiu antes da chegada dos fiscais.

Ouça o Repórter Nacional - Amazônia desta sexta-feira (14), de 7h55:

 

Criado em 14/06/2019 - 09:31

Mais do programa