Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisador descobre espécie de orquídea em Belém

Vanilla Pompona já foi identificada no Amapá e no Amazonas, mas, pela primeira vez, foi catalogada no Parque Estadual do Utinga

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 21/08/2019 - 07:30

Foi confirmada a existência da orquídea Vanilla Pompona no estado do Pará. A descoberta aumenta a distribuição geográfica da espécie, que é utilizada para a extração da baunilha, especiaria muito utilizada na culinária e em cosméticos.

A Vanilla Pompona foi encontrada dentro do Parque Estadual do Utinga, em Belém, durante uma visita para catalogação de plantas, como explica Leandro Ferreira, pesquisador do Museu Paraense Emílio Goeldi.

Após a confirmação, a orquídea foi registrada geograficamente no Pará pelo site Flora do Brasil, administrado pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

A planta está classificada como espécie em risco, pois seu habitat de vegetação aberta está sendo destruído sistematicamente por atividades humanas. Leandro Ferreira afirma que o trabalho agora é conscientizar os frequentadores do Parque Estadual do Utinga sobre a preservação da espécie.

No Brasil, além do Pará, a Vanilla Pompona já foi identificada também no Amazonas e no Amapá.

Ouça o Repórter Nacional - Amazônia (7h30) desta quarta-feira (21):

 

Tags:  Pará orquídea

Criado em 21/08/2019 - 09:23

Mais do programa