Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

AM: Barreirinhas registra surto de doença de Chagas

A principal suspeita da Fundação de Vigilância em Saúde está no consumo de suco de patauá

Repórter Nacional - Amazônia

No AR em 13/09/2019 - 14:13

Com a confirmação dos seis novos casos em Barreirinhas, subiu para 16 o número de pessoas com Doença de Chagas Aguda de Transmissão Oral neste mês no município. Um caso segue em investigação.

As seis pessoas foram encaminhadas para tratamento em Manaus.

Uma equipe de profissionais de áreas variadas, além de médicos infectologistas, da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado, está em Barreirinha para atuar na contenção do surto.

A partir de relatos das pessoas diagnosticadas com a doença, a principal suspeita da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado está no consumo de suco de patauá.

Segundo as investigações, 51 pessoas foram expostas à contaminação. A partir do exame para detectar a presença do Trypanosoma Cruzi - que é o protozoário causador da Doença de Chagas - foi possível verificar que 35 pessoas tiveram resultado negativo. As amostras foram encaminhadas para o Laboratório de Saúde Pública na capital para outro tipo de análise.

O primeiro surto de Chagas aconteceu em junho no município de Uarini. A fonte de contaminação lá foi a ingestão do açaí. Na época, foram confirmados 15 casos; todos os pacientes foram tratados.

A doença de Chagas é transmitida pela ingestão de alimento contaminado com os parasitas presentes nas fezes dos insetos vetores, chamados de barbeiros.

Os doentes podem apresentar um quadro de febre constante, diarreia, vômito, dores de cabeça e musculares.

A principal forma de prevenção é evitar que o inseto forme colônia nas frestas de telhado e parede. Além disso, no caso de consumir produtos in natura, é necessário conhecer bem a procedência. O tratamento da doença é disponibilizado em todas as unidades da rede pública de saúde.

Ouça o Repórter Nacional - Amazônia (12h30) desta sexta-feira (13):



 

Criado em 13/09/2019 - 14:23

Mais do programa