Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Negros e pardos do DF poderão ter mais chances em concursos públicos

Lei já foi aprovada pela Câmara Legislativa e agora segue para o governador Ibaneis Rocha sancionar

Repórter Nacional - Brasília

No AR em 07/06/2019 - 07:55

Os concursos públicos do Distrito Federal vão poder reservar, em breve, 20% das vagas para candidatos negros e pardos. Isso deve ocorrer se o governador Ibaneis Rocha sancionar o projeto de lei aprovado pela Câmara Legislativa, que garante as cotas raciais nos concursos. A proposta é de autoria da deputada distrital Arlete Sampaio.

De acordo com o texto, a cota racial deverá ser aplicada em concursos com número de vagas igual ou superior a três. Para concorrer, os candidatos deverão se autodeclarar pretos ou pardos no ato da inscrição. A proposta também estabelece que uma comissão será indicada para verificar a veracidade da autodeclaração. Se a informação for falsa, o candidato será eliminado do concurso.

O jovem aprendiz Antony Costa considera-se pardo e acredita que se o projeto de lei das cotas raciais for sancionado, ele será muito bom para todos.

A coordenadora de igualdade racial do Grupo Mulheres do Brasil, Kelly Quirino, avalia que lei de cotas raciais em concursos públicos do DF pode ajudar a diminuir as desigualdades entre brancos e negros.

A lei de cotas raciais aprovada pela Câmara Legislativa é para vagas em concursos públicos para cargos no Executivo e Legislativo do DF. Já existe uma lei nacional sancionada em 2014 que reserva 20% das vagas em concursos federais para negros e pardos.

Confira outros destaques do Repórter Nacional - Brasília desta sexta-feira (07), das 7h55:

Criado em 07/06/2019 - 09:42

Mais do programa