Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Investigação concluiu falha médica em uma das 34 denúncias de violência obstétrica no HRSam

A investigação foi feita pelo Ministério Público, Polícia Civil, Secretaria de Saúde do DF, Conselho Regional de Medicina e o Sindicato dos Médicos

Repórter Nacional - Brasília

No AR em 13/11/2019 - 08:53

Investigação foi feita pelo Ministério Público, Polícia Civil, Secretaria de Saúde do DF, Conselho Regional de Medicina e o Sindicato dos Médicos concluiu falha médica em uma das 34 denúncias de violência obstétrica no HRSam, no Distrito Federal.

Os peritos da Polícia Civil constataram que um dos casos relatados ocorreu sem assistência adequada. A gestante teria ficado um tempo prolongado sem atendimento médico, o que levou ao óbito do feto. A investigação ainda avaliou que a equipe de atendimento do hospital estava desfalcada, sendo que o médico estava atendendo outro caso de urgência.

A diretora do IML, Márcia Reis, explica o caso continuará a ser investigado.

Em julho, diversos veículos de imprensa haviam relatado casos de abuso contra pacientes no Hospital Regional de Samambaia, desde falta de atendimento a negligência médica.

A Força-Tarefa ainda constatou que das 34 denúncias, 22 foram consideradas que tiveram atendimento adequado, outras 7 tiveram análise inconclusiva. Outros três casos aguardam documentos para sua análise final pela polícia. Após esta análise dos peritos, os casos seguem em investigação pelo Ministério Público e pela Polícia Civil.

O Ministério Público propôs ainda uma séria de medidas para melhorar o atendimento no Hospital Regional de Samambaia, como a contratação de mais profissionais de saúde, aquisição de equipamentos e a criação de um projeto para o parto seguro.

O assessor técnico do MP, Márcio Souza, fala sobre as sugestões para o GDF.

A Secretaria de Saúde afirmou que realizou melhorias no Hospital Regional de Samambaia, que é a 3ª maior maternidade pública do DF.  Pesquisa realizada pelo hospital revelou uma avaliação 86% positiva em relação a equipe médica.

Outros destaques do Repórter Nacional - Brasília desta quarta-feira (13) 7h30:

 

Criado em 13/11/2019 - 08:59

Mais do programa