Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Janot denuncia Michel Temer por organização criminosa e obstrução de Justiça

E presidente afirma que procurador-geral faz "marcha irresponsável" para encobrir falhas

Repórter Nacional

No AR em 15/09/2017 - 08:58

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, tornou pública uma nova denúncia contra o presidente Michel Temer e o grupo que ele chamou de PMDB da Câmara, que inclui os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco, os ex-ministros Geddel Vieira Lima e Henrique Alves e os ex-deputados Eduardo Cunha e Rodrigo Rocha Loures. 

Segundo a denúncia, eles praticaram ações ilícitas em troca de propina, utilizando para isso diversos órgãos públicos, como Petrobras, Furnas, Caixa Econômica, Ministério da Integração Nacional e até a Câmara dos Deputados. O esquema teria movimentado cerca de R$ 587 milhões em propina. Janot acusa Michel Temer de ser o líder da organização criminosa desde maio de 2016. 

O presidente da República ainda é acusado de obstrução de Justiça. Ele teria incentivado o empresário Joesley Batista a pagar, com ajuda do empresário Ricardo Saud, vantagens para Roberto Funaro, com o objetivo de impedir que seu irmão, Lúcio Funaro, fizessem acordo de delação premiada. Lúcio é apontado como operador financeiro do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha.

Joesley Batista e Ricardo Saud também são acusados de obstrução da justiça. A acusação contra os dois empresários foi possível por causa da rescisão do acordo de delação premiada feita or eles, já que dois omitiram informações em seus primeiros depoimentos ao Ministério Público Federal. As informações dadas por Lúcio Funaro já estão incluídas nesta denúncia apresentada na tarde desta quinta-feira (14). 

Ouça a edição completa do Repórter Nacional desta sexta-feira (15):

E ainda nesta edição:

- Ministro do Supremo decreta prisão preventiva de Joesley e Saud;

- Explosão em metrô de Londres deixa feridos. Polícia confirma ataque terrorista;

- Mais um míssil norte-coreano sobrevoa o Japão e Conselho de Segurança da ONU marca reunião de emergência

 

Criado em 15/09/2017 - 09:04

Mais do programa