Nos dois primeiros meses deste ano, o Disque 180, recebeu quase 18 mil denúncias dos mais variados tipos de violência contra as mulheres. Neste Dia Internacional da Mulher, a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves e o Ministro da Justiça, Sérgio Moro, assinaram acordo de cooperação para fortalecer as políticas públicas de combate à violência doméstica e familiar contra o sexo feminino e já anunciaram algumas medidas.
Entre elas, a ampliação, para todo o país, de um programa que já existe em Mato Grosso, no qual os profissionais de beleza são treinados a identificar sinais de violência nas clientes para denunciar aos órgãos competentes.
Além disso, o Ministério da Mulher esclareceu que pretende estabelecer uma política para ensinar meninos de quatro e cinco anos a respeitarem as meninas, e assim, não se tornarem adultos violentos. Segundo a ministra Damares Alves, a meta da pasta é trabalhar com pais, irmãos e agressores para a diminuição da violência contra companheiras, filhas, irmãs. Ela também afirmou que serão apurados os erros na rede de proteção das mulheres, para melhorar o sistema.
Na cerimônia, o ministro Sérgio Moro disse que uma das ideias é ampliar o uso de tornozeleiras eletrônicas em casos de violência contra as mulheres e o botão do pânico, em situações de perigo para elas. Segundo Moro, no Brasil, existem mais de 50 mil tornozeleiras eletrônicas, sendo que quase 3% são utilizadas em casos de violência contra a mulher.
Além das medidas anunciadas durante a assinatura do acordo de cooperação, os Ministérios da Mulher e da Justiça irão assinar em até 30 dias um plano de trabalho para estabelecer outros programas e parcerias para diminuir os índices de violência contra a mulher.
Outros destaques do Repórter Nacional:
- Dia Internacional da Mulher é marcado por marchas e protestos em todo o mundo
- IBGE revela que, apesar de avanços, persistem desigualdade de salários entre homens e mulheres
- Seis áreas portuárias para armazenagem de combustíveis serão leiloadas no Pará
Ouça o Repórter Nacional (12h25) desta sexta-feira (8):