Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tuberculose é apontada como uma das doenças que mais matam no planeta

Número de vítimas está próximo de 1 milhão por ano. No Brasil, foram registrados 75 mil casos no ano passado

Repórter Nacional

No AR em 10/09/2019 - 07:23

As capitais brasileiras com maior incidência da tuberculose em 2018 foram Manaus e Rio de Janeiro. Já as que registraram menos casos foram Palmas e Brasília.

O tratamento é gratuito, no Sistema Único de Saúde, e dura, em média, seis meses. O problema é que, no Brasil, a cada 10 pacientes, pelo menos um abandona o tratamento. Isso deixa a bactéria da tuberculose mais forte e aumenta o risco de transmissão.

A médica Margareth Dalcolmo é pesquisadora da Fiocruz e membro do Comitê Assessor em Tuberculose do Ministério da Saúde. Em entrevista ao programa “Revista Brasil”, da Rádio Nacional, ela destacou que o tratamento é muito eficaz e os sintomas da doença desaparecem rapidamente. Mas a cura só é garantida ao fim do tratamento.

A transmissão da tuberculose ocorre pelo ar, quando existe contato com pessoas contaminadas pela bactéria causadora da doença, o bacilo de Koch. Um contaminado pode infectar de 10 a 15 pessoas. Apesar de ter cura, o abandono do tratamento é o principal motivo para a tuberculose ainda continuar fazendo vítimas fatais. O principal sintoma é aquela tosse persistente, que dura mais de 3 semanas. O paciente também costuma ter febre durante a tarde, suar durante a noite, emagrecer e se sentir cansado.

De acordo com o Ministério da Saúde, os mais vulneráveis à doença são aqueles que vivem em situação de rua, a população carcerária, as pessoas com HIV e os povos indígenas.

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta terça-feira (10):

 

Outros destaques desta edição:

- Presidente Jair Bolsonaro se recupera bem da cirurgia, caminha pelo hospital e recebe visita do vice Hamilton Mourão  

- Reforma da Previdência começa a tramitar no plenário do Senado

- E indicação de Augusto Aras para Procuradoria-Geral da República deve ser votada na semana do dia 22

Criado em 10/09/2019 - 07:39

Mais do programa