Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Governadores da Amazônia Oriental pedem apoio do governo federal a projetos

Eles buscam formas de combater o desmatamento e as queimadas, além de ações para alavancar a economia da região

Repórter Nacional

No AR em 03/09/2019 - 08:22

Nove ministros se reuniram nesta segunda-feira com os governadores Helder Barbalho, do Pará; Mauro Carlesse, do Tocantins; Waldez Góes, do Amapá; e Mauro Mendes, de Mato Grosso e com o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão. Os estados fazem parte da chamada Amazônia Oriental. O encontro aconteceu em Belém, da capital paraense. Os governadores apresentaram projetos, por estado, que precisam de apoio federal, para questões como o combate ao desmatamento e as queimadas, além de ações para alavancar a economia da região.

Helder Barbalho, anfitrião do encontro, afirmou que, além de encontrar as soluções para sair da crise enfrentada pelo aumento dos focos de incêndio, o momento deve buscar a construção de um plano de desenvolvimento que permita que as discussões não sejam apenas relativas aos problemas da Amazônia. O Governador paraense destacou a importância de fortalecer o monitoramento e a fiscalização para ações imediatas, mas apresentou outras reividicações.

Outra questão abordada pelos governadores foi a garantia da execução dos recursos do Fundo Amazônia. Sobre o tema, o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sales, afirmou que o governo brasileiro mantém as tratativas com os países financiadores.

O Ministro da Defesa Fernando Azevedo afirmou que quatro países já ofereceram apoio logístico para o combate às queimadas.

Entre os ministros que também viajaram para Belém, estão o titular da Secretaria Geral da Presidência da República, Jorge Oliveira, e da Agricultura, Tereza Cristina.

Nesta terça-feira a agenda da comitiva ministerial será em Manaus, com governadores do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, estados da chamada Amazônia Ocidental.

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta terça-feira (03):

 

Outros destaques desta edição:

- Por causa de cirurgia no domingo, presidente Jair Bolsonaro cancela ida à Colômbia para reunião sobre a Amazônia, mas garante que vai à ONU, na segunda quinzena de setembro, para falar sobre a região

- Relator da reforma tributária na CCJ do Senado promete entregar parecer até o próximo dia 15        

- E também no Senado, Reforma da Previdência já tem mais de 300 emendas

- Furacão Dorian mata cinco pessoas nas Bahamas e se aproxima dos Estados Unidos com menos força

Tags:  Amazônia

Criado em 03/09/2019 - 08:50

Mais do programa