Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ministério da Saúde quer imunizar 9 milhões de jovens contra o sarampo

O público alvo agora são os jovens de que tem entre 20 e 29 anos

Repórter Nacional

No AR em 19/11/2019 - 09:50

A campanha de vacinação contra o sarampo foi ampliada para os chamados adultos jovens. É aquela parte da população que tem de 20 a 29 anos de idade, que, segundo o Ministério da Saúde, foi a faixa etária que mais contraiu a doença este ano. Apenas as gestantes não devem ser vacinadas.

O ministro interino da Saúde, João Gabbardo, destacou que o sarampo fica mais grave entre pessoas com baixa imunidade, principalmente idosos e crianças. E fez um apelo aos adultos jovens.

O ministro interino também destacou que os jovens estão mais expostos aos movimentos anti-vacina, que se propagam nas redes sociais. Gabbardo pediu que o público ignore as mentiras e compreenda que tomar vacina é o melhor meio de evitar várias doenças.

Somente este ano, os surtos na Região Norte, nos primeiros meses, e no estado de São Paulo, que é o mais recente, tiveram quase 10 mil e 500 casos de sarampo confirmados, sendo 14% em pessoas de 20 a 29 anos. Das 14 mortes provocadas pela doença, duas foram entre esse público. De acordo com o boletim do ministério, 19 estados ainda mantêm transmissão ativa do vírus do sarampo.

Apenas as gestantes não podem tomar a vacina contra sarampo. O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, orientou as mulheres em idade fértil a procurarem um médico antes de se vacinar.

O Ministério da Saúde estima que 9 milhões de jovens adultos não tomaram a vacina contra sarampo e a meta é vacinar pelo menos 9 milhões deles até o dia 30 de novembro. É um sábado que terá o Dia D de vacinação e também vai marcar o fim da campanha contra o sarampo. Para garantir a vacinação de todos, o ministério comprou mais de 11 milhões de doses extras da vacina.

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta terça-feira (14):

 

Outros destaques desta edição:

- Governo oficializa descontingenciamento do Orçamento de 2019

- Presidente do STF desiste de acessar dados financeiros de mais de 600 mil empresas e pessoas físicas

- Nova Carteira Nacional de Trânsito é lançada em São Paulo

- Na França, ponte teria caído por excesso de peso de caminhão. 2 pessoas morreram

Criado em 19/11/2019 - 09:58

Mais do programa