Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Anvisa decide pelo banimento de gordura trans até 2023

A medida da Anvisa será implantada em três etapas

Repórter Nacional

No AR em 17/12/2019 - 18:00

As gorduras trans ou os ácidos graxos trans, produzidas de forma industrial a partir de óleos vegetais, estão com os dias contados. Elas são prejudiciais a saúde, gerando um aumento do colesterol ruim, o LDL, e a redução do colesterol bom, o HDL.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, aprovou as regras que limitam o uso dessas gorduras em produtos industrializados até 2023. A agência informou que a medida é para proteger a população, já que o consumo elevado de gordura trans é nocivo a saúde por favorecer o surgimento de problemas cardiovasculares, como o entupimento de artérias do coração.

A medida da Anvisa será implantada em três etapas. A primeira limitará em 2% a presença da gordura trans na produção de óleos refinados. O prazo final para essa adequação será 1º de julho de 2021. A segunda fase, que entra em vigor nesta data, restringe a 2% de gordura trans no total de gorduras presentes em alimentos em geral. A restrição vai até 1º de janeiro de 2023, mas com uma exceção: a regra não vale para alimentos utilizados como matéria prima na indústria. A última fase prevê o banimento total das gorduras parcialmente hidrogenada, principal fonte de gorduras trans industriais, a partir de janeiro de 2023.

Segundo a Anvisa, o consumo excessivo das gorduras trans foi responsável por mais de 18 mil mortes por doenças coronarianas. A Organização Mundial de Saúde também recomenda a redução do consumo dessas gorduras, o que vem ocorrendo em 49 países, como Estados Unidos, África do Sul, Chile e Argentina.

Criado em 17/12/2019 - 19:03

Mais do programa