Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Governo regulamenta situações de isolamento e quarentena

Governo convoca mais de 5 mil médicos; regulamenta situações de isolamento e quarentena e prevê novos leitos de UTI para tentar conter o coronavírus

Repórter Nacional

No AR em 12/03/2020 - 18:00

Entre as ações para frear a transmissão do coronavírus, o Ministério da Saúde lançou um edital para convocar 5.811 médicos pelo programa Médicos Pelo Brasil. O edital privilegia as capitais, já que é onde há maior risco de contaminação. Segund a secretária de atenção primária do ministério, Caroline Martins dos Santos, a maioria dos casos leves podem ser resolvidos nas unidades de saúde. 

A expectativa é que os médicos comecem a atuar em cerca de 3 semanas, já no início de abril. O ministério também estuda alocar até 2 mil leitos de UTI para usar nos casos graves de coronavírus. Segundo o secretário-executivo do ministério, João Gabbardo, eles decidiram aumentar a previsão de leitos alugados após a situação na Itália. 

Outra ação do ministério foi a de regulamentar o isolamento e a quarentena por conta do coronavírus. O isolamento pode ser determinado pelo médico ou agente de vigilância em saúde por 14 dias, prorrogável por mais 14 dias. Esse isolamento deve ser feito preferencialmente na residência do paciente, ou no hospital, dependendo da situação clínica da pessoa. Quem precisa se isolar deve assinar um termo de consentimento de que está ciente das condições impostas. 

Já a quarentena será de 40 dias, podendo ser prorrogada, e deve ser determinada pelas autoridades locais ou nacional de saúde e tem o poder de restringir a entrada e saída de determinado local. Contudo, o secretário-executivo João Gabbardo afirmou que, por enquanto, não há indicativo da necessidade de se fazer cordões sanitários, como os ocorrem na China e Itália. Quem se negar a cumprir o isolamento ou quarentena pode ser punido por determinação judicial. 

Ouça também:

- Brasil já tem 77 casos confirmados do novo coronavírus e mais de 1.400 suspeitos

- Secretário de Comunicação de Bolsonaro tem diagnóstico confirmado, e comitiva que viajou aos Estados Unidos segue monitorada

- Donald Trump anuncia suspensão de viagens da Europa ao país norte-americano por 30 dias

 

Criado em 12/03/2020 - 19:34

Mais do programa