Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Municípios do Rio de Janeiro vão flexibilizar isolamento social e permitir o funcionamento do comércio

Os municípios não devem ter registro de casos de coronavírus e devem manter barreiras sanitárias de controle do fluxo de pessoas com as cidades vizinhas

Repórter Nacional

No AR em 08/04/2020 - 09:24

A medida está prevista em um decreto do governador Wilson Witzel, mas caberá a cada prefeito decidir pela reabertura no seu município. Já no restante do estado, incluindo a capital, o governador disse em uma coletiva de imprensa nessa terça-feira que vai autorizar que o comércio entregue produtos em casa.

Witzel defendeu que é essencial manter a restrição de circulação porque graças a ela 24% das pessoas internadas com coronavirus conseguiram ter alta. O número é bem maior do que o índice de óbitos que está em 4,8%.

De acordo com ele, isso se deve a capacidade que a rede de saúde ainda tem de atender os doentes. Mesmo assim, o secretário estadual de saúde Edmar Santos reforçou durante a coletiva que a tendência da curva de casos ainda é de crescimento. Até a manhã dessa terça-feira,  pacientes com infecção confirmada já ocupavam mais de 10% dos leitos de CTI das redes estadual e particular  e outros 7% estavam com pessoas sob suspeita da doença. Além disso, de acordo com o secretário, há 440 pessoas internadas em leitos comuns apenas nos hospitais da rede estadual, com casos já confirmados ou sob investigação.

De acordo com os dados apresentados por Santos, da segunda-feira passada para esta o número de casos confirmados mais do que duplicou e o de mortes triplicou. 

O secretário e o governador ressaltaram também que o mundo todo esta tendo dificuldade para adquirir testes de diagnóstico e que dos 1 milhão que foram encomendados pelo estado do Rio, apenas 50 mil foram entregues .

O governo também não está conseguindo adquirir todos os 1.500 respiradores que pretende, além de afirmar que a pandemia elevou o valor do equipamento para aproximadamente 200 mil reais e a estimativa é de que cerca de 10% dos pacientes precisem dos respiradores.

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta quarta-feira (08):

Outros destaques desta edição:

- 20 milhões de brasileiros se cadastraram para receber o auxilio emergencial no primeiro dia de lançamento
- Número de contaminados pelo coronavírus no país já passa dos 17 mil e 700
- Câmara dos Desputados tira 150 milhões do próprio orçamento para ajudar a combater a pandemia
- E o Senado aprova projeto para socorrer as microempresas

Criado em 08/04/2020 - 09:57

Mais do programa