Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Contaminados pela Covid-19 já são mais de 271 mil em todo o país

O Brasil já é o terceiro país do mundo em número de casos confirmados, atrás apenas da Rússia e dos Estados Unidos

Repórter Nacional

No AR em 20/05/2020 - 07:49

Brasil regista 1.179 mortos , esse é o novo recorde de registro de óbitos pelo coronavírus em um só dia. No total já são 17 mil 791 óbitos pela doença. O número de infectados também é o maior confirmado durante a pandemia. Mais de 17 mil casos em 24 horas, somando  271 mil contaminados no país.

O Brasil já o terceiro país do mundo em número de casos confirmados, atrás apenas da Rússia e dos Estados Unidos. O país é o sexto em números de mortes.

Nessa terça-feira o Ministério da Saúde lançou uma campanha para fortalecer a doação de leite materno e um programa de atendimento psicológico para profissionais de saúde afetados pela pandemia.

De acordo com os dados da pasta, houve uma diminuição de 5% na quantidade de doação de leite humano durante a epidemia do coronavírus. Foram 61 mil doadoras nos 4 primeiros meses de 2019, e 58 mil no mesmo período de 2020.

O objetivo da campanha, que será divulgada nos veículos de comunicação, é aumentar as doações  A cada ano, cerca de 330 mil bebês nascem prematuros e precisam receber doação dos bancos de leite materno.

A pasta reforça que os postos de doação estão preparados para fazer a coleta segura do leite durante a pandemia.

Daniela Ribeiro, secretária substituta de Atenção Primária do Ministério da Saúde, afirma que a doação deve ser evitada se a mulher estiver gripada  ou morar com alguém que apresenta sintoma de gripe.

O leite doado é processado e passa por controle de qualidade para ser distribuído aos bebês internados. Segundo o Ministério, gestantes e lactantes que estão em grupo de risco, devem ser afastadas do trabalho presencial devido ao perigo de contaminação.

O Ministério da Saúde também lançou, em parceria com o Hospital das Clínicas de Porto Alegre, um projeto de atendimento psicológico e psiquiátrico a profissionais de saúde durante a pandemia.                                                      

Maria Dilma Alves Teodoro, diretora substituta do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas do Ministério da Saúde, afirma que os trabalhadores em saúde são os mais atingidos nesse momento.

Os trabalhadores que têm sinais de stress, ansiedade e depressão, ou qualquer sofrimento mental, serão atendidos pelo telefone 0800 644 6543.

Ouça o Repórter Nacional das 7h desta quarta-feira (20):

 

Mais destaques dessa edição:

- Senado aprova adiamento do Enem por causa da pandemia de Covid-19. E Câmara conclui votação sobre uso obrigatório de máscara
- Contaminados pela Covid já são mais de 271 mil em todo o pais
- Bolsonaro diz que Ministério da Saúde vai publicar novo protocolo para o uso da cloroquina
- Comissão de deputados e senadores vai avaliar adiamento das eleições municipais

Criado em 20/05/2020 - 10:06

Mais do programa