Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Comércio de rua reabre no Rio de Janeiro após três meses e meio de fechamento

Lojas tiveram movimentação intensa e registro de filas. Algumas pessoas sem máscara foram multadas

Repórter Nacional

No AR em 29/06/2020 - 08:17

No Rio de Janeiro, o fim de semana foi de reabertura do comércio de rua após três meses e meio de portas fechadas. A prefeitura autorizou o funcionamento das lojas, incluindo salões de beleza e barbearias, das 11h às 17h, Porém, muitas lojas já estavam abertas e com clientes antes das 11h.

Na Saara, que fica no centro do Rio e conta com cerca de 800 lojas, muitos estabelecimentos abriram às 9h para atender clientes que já circulavam pelos quarteirões.

Os comerciantes devem seguir regras de distanciamento e higiene. A capacidade de clientes nos estabelecimentos foi reduzida para 1/3 do total e todas as lojas devem oferecer álcool em gel e sabão nas pias para lavagem das mãos e manter os locais abertos e ventilados.

A Secretaria Municipal da Ordem Pública está fiscalizando as regras para o funcionamento do comércio de rua. Neste momento, a fiscalização é pedagógica, mas se o comerciante insistir em descumprir regras, poderá ser multado e ter até o alvará de funcionamento cassado.

A reabertura do comércio de rua estava prevista para o dia 2 de julho, junto com as academias de ginástica, bares e restaurantes, mas o prefeito Marcelo Crivella disse que a antecipação foi possível diante da redução dos índices de ocupação de enfermarias e UTIs na cidade. 

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta segunda-feira (29):

 

Outros destaques desta edição:

- Brasil registra mais de 1  milhão e 300 mil casos da covid 19. Passa de 57 mil o número de mortes ... E mais de 700 mil pacientes conseguiram se recuperar      

- Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe  se encerra nessa terça-feira

- Prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda termina amanhã ... data em que a Receita paga a restituição do segundo lote

- Sem acordo, votação do adiamento das eleições municipais, não tem data definida para ir ao Plenário da Câmara dos Deputados

Criado em 29/06/2020 - 08:31

Mais do programa