Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rádio substitui salas de aulas durante pandemia do coronavírus

Sem acesso à internet, alguns gestores encontraram no rádio a melhor forma de chegar aos estudantes. No maranhão, a Rádio Timbira e as emissoras repetidoras do interior do estado estão transmitindo aulas.

Repórter Nacional

No AR em 02/06/2020 - 09:37

Léguas à pé, viagem de barco, ônibus, bicicleta, motocicleta... é assim que muitos alunos percorrem as longas distâncias até a escola. Dificuldade e distância que parecem menores quando a única opção para acompanhar as aulas durante a pandeia passou ser a televisão, sites ou o aplicativos no celular.

Só que num país desigual, 40% da população não tem acesso à internet, segundo pesquisa do IBGE, alguns gestores encontraram no rádio a melhor forma de chegar aos estudantes. No maranhão, a Rádio Timbira e as emissoras repetidoras do interior do estado estão transmitindo aulas pelo rádio.

As aulas são transmitidas em horários determinados. Para a turma da Leanny Pinheiro, aluna do 2º ano do Ensino Médio, as aulas são à tarde. Ela estuda na escola Rio Grande do Norte, em São Luís. Mesmo morando na capital maranhense, ela tem dificuldade de acompanhar o conteúdo por outras plataformas. Leanny não tem celular. Por isso, o rádio é a opção preferida da estudante.

Para o professor Elvis John, o rádio está sendo fundamental e pode se consolidar mesmo depois do fim da suspensão das aulas por causa do novo coronavírus. O professor já tinha experiência em rádio, porque produzia conteúdo como dicas para o Enem, mas aula é uma novidade.

Secretária Adjunta da Gestão da Rede e Aprendizagem, da Secretaria de Educação do Maranhão, Nádya Dutra afirma que as radioaulas tem uma boa adesão, principalmente no interior. Segundo a secretária, é possível ter indice de aprendizagem pelas aulas à distância. Ela afirma que os estudantes serão avaliados no retorno às aulas presenciais.

Além do estado do Maranhão, algumas prefeituras também têm realizado aulas pelo rádio. É o caso de Serra Negra do Norte e Candelária, no Rio Grande do Norte.

Ouça o Repórter Nacional das 7h desta terça-feira (2):

Mais destaques dessa edição:

-  Apesar da pandemia, balança comercial apresenta saldo positivo nos 5 primeiros meses de 2020

- Bolsonaro pede apoiadores que não façam manifestação no domingo que vem

- Mais de 210 mil contaminados por coronavírus no Brasil estão recuperados

- Senado deve iniciar hoje votação de projeto que combate fake news na internet

Criado em 02/06/2020 - 09:49

Mais do programa