Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rio de Janeiro avança nas medidas de flexibilização do isolamento social

Um dos pontos mais aguardados por boa parte da população, a abertura das praias, ficou para depois.

Repórter Nacional

No AR em 10/07/2020 - 09:18

O prefeito Marcelo Crivelle vai manter a proibição de banhistas na areia das praias, enquanto não houver uma vacina para o novo coronavírus, ou até o risco de contaminação estiver próximo de zero.  A decisão é motivada pelo fato de não ser possível usar a máscara de proteção durante o banho de sol ou de mar.

Com isso, continuam liberadas apenas a prática de exercícios nos calçadões e de esportes individuais no mar, como surf e natação.

Durante uma coletiva de imprensa, Crivella alertou que o desrespeito à proibição será punido com multa e o infrator poderá até responder criminalmente.

Apesar da restrição, o prefeito avalia de forma positiva a evolução da pandemia no Rio. Segundo ele, a curva de contagem está diminuindo, mas ainda não é hora de baixar a guarda.

A prefeitura também manteve a proibição de público nos estádios de futebol. No entanto, anunciou novidade no funcionamento dos shoppings, que terão horário estendido, a partir desta sexta-feira (10), passando a funcionar do meio-dia às dez da noite, duas horas a mais. Também as lojas de rua poderão ampliar o horário de atendimento.

As casas lotéricas poderão funcionar entre 8 da manhã e 18h da tarde. As feiras de arte e artesanato também estão permitidas.

Hotéis e albergues continuam autorizados a funcionar, com os devidos cuidados de proteção aos clientes. Os pontos turísticos municipais permanecem fechados, mesmo após terem sua abertura autorizada pelo governo estadual.

No comércio, permanece o controle de acesso dos consumidores, assim como as exigências de distanciamento social e uso de máscaras. Os ambulantes legalizados continuam autorizados a trabalhar, com exceção para os que atuam em pontos fixos ou de maneira itinerante nas praias. 

Crivella ressaltou que as decisões de flexibilização se baseiam em indicadores científicos.

Ouça o Repórter Nacional das 7h desta sexta-feira (10):

Mais destaques dessa edição:

- Presidente Jair Bolsonaro deve indicar hoje novo Ministro da Educação

- 1milhão e 200 mil pessoas podem ter sido infectadas pelo coronavírus na cidade de São Paulo

- Governo do DF derruba liminar que impedia funcionamento de academia e salão de beleza

- O governador Wilson Witzel presta depoimento no inquérito que investiga atuação da policia do Rio

Criado em 10/07/2020 - 09:37

Mais do programa