O Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil lembrado nesta segunda-feira (15) foi destaque do Repórter Rio de hoje. Segundo o Inca, todos os anos cerca de onze mil crianças e adolescentes de 1 a 19 anos são diagnosticados com câncer no Brasil.
Atualmente, a doença é a causa número um das mortes de pessoas nessa faixa etária. A chefe do setor de Pediatria do Inca, Sima Ferman, falou que o grande problema do câncer nas crianças é que os sintomas são semelhantes aos sinais de doenças comuns infantis, o que no primeiro momento dificulta o diagnóstico.
"Pais e médicos devem ficar atentos aos sintomas prolongados, porque o quanto antes for feito o diagnóstico melhor será o tratamento, com maior possibilidade de cura e com menos sequelas. Uma criança que apresenta um sintoma por longo período, e não responde à medicação... A persistência dos sintomas é um alerta para todos: pais, responsáveis e médicos".
Ouça a entrevista no player acima e acompanhe o Repórter Rio de segunda a sexta-feira, de 6h às 7h e de 7h30 às 8h. E para participar do programa, basta enviar uma mensagem de áudio com o seu nome e a sua pergunta para o whatsapp da rádio: (21) 9 9710 0537 ou entrar em contato com a Central de Atendimento ao Ouvinte pelo telefone (21) 2117-6779 ou pelo e-mail ouvinte@ebc.com.br.