Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Burocracia dificulta registro de pesquisas

Sistema eletrônico de gestão do patrimônio genético já está pronto, mas continua indisponível para os pesquisadores

Revista Brasil

No AR em 22/09/2017 - 14:50

A inclusão do uso da sequência genética em pesquisas ainda depende de um cadastro no Ministério do Meio Ambiente. O Revista Brasil conversou com a assessora da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Manuela da Silva, sobre o assunto.

Ouça a entrevista abaixo:

 

De acordo com Manuela, desde 2015 há uma nova legislação de acesso ao patrimônio genético e conhecimento adicional associado (Lei 13.123). Essa lei fala da inclusão do uso da sequência genética para pesquisa. O pesquisador precisa fazer um cadastro caso use essas sequências,.

 

"Não é tão simples. O pesquisador às vezes usa milhares de sequências genéticas. Ainda temos que ver como que vai ser esse cadastro", afirmou Manuela.

 

Segundo a assessora, será necessária a criação de novos procedimentos. O sistema eletrônico de gestão do patrimônio genético já está pronto, mas continua indisponível para os pesquisadores por questões burocráticas.

O programa ouviu o também assessor da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz, Win De Grave, que falou sobre a participação do Brasil em projetos sobre genoma, inclusive internacionais.

O Brasil já contribuiu na área de sequenciamento de patógenos, tanto para seres humanos quanto para fauna. Recentemente fez o sequenciamento do vírus da Zika, Chikungunya, variantes de dengue e febre amarela.

 

Criado em 22/09/2017 - 14:54

Mais do programa