Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dia da Consciência Negra marca os 323 anos da morte de Zumbi dos Palmares

Reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, fala ao Revista Brasil sobre a importância dessa data para o Brasil

Revista Brasil

No AR em 19/11/2018 - 12:42

Para falar sobre o Dia da Consciência Negra, comemorado nessa terça-feira, 20 de novembro, o âncora do programa Revista Brasil, Valter Lima, entrevistou o reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, professor José Vicente. Ele fala sobre a importância desse debate com a sociedade brasileira.

Zumbi, que morreu aos 40 anos de idade, é considerado um símbolo, o último líder do maior quilombo do período colonial, o Quilombo dos Palmares. Nesse dia 20, sua morte completa 323 anos. O Dia da Consciência Negra foi incluído no calendário escolar nacional em 2003. Oito anos depois, em 2011, a Lei 12.519 instituiu oficialmente a data como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. O Dia 20 de novembro é feriado em seis estados e em mais de mil cidades brasileiras.

O professor José Vicente destacou que a Faculdade Zumbi dos Palmares atua na pesquisa e estimula o diálogo e a consolidação do debate sobre consciência negra nas relações internacionais.

 

Ouça a entrevista na íntegra no player abaixo:

Revista Brasil vai ao ar de segunda-feira a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. É transmitido de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. E também de segunda a sexta-feira, às 6h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

 

Criado em 19/11/2018 - 12:47

Mais do programa