Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sistema de monitoramento aponta impacto positivo de isolamento social

Os dados são do Info Gripe, uma ferramenta de monitoramento das Síndromes Respiratórias Agudas Graves

Revista Brasil

No AR em 03/04/2020 - 10:21

Novos dados do sistema Info Gripe mostram que as medidas de isolamento social, recomendadas pela OMS, podem estar estar apresentando os primeiros resultados positivos no Brasil. O sistema é uma ferramenta resultado de uma parceria entre Ministério da Saúde, Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Para detalhar os resultados e falar da importância desse sistema de monitoramento de síndromes respiratórias graves, entre elas a Covid-19, o Revista Brasil conversou com Marcelo Gomes, pesquisador da Fiocruz e coordenador do Info Gripe.

A ferramenta foi criada em 2014, em parceria com o Ministério da Saude, com a ideia de monitorar as Síndromes Respiratórias Agudas Graves. O pesquisador explica que essas síndromes são monitoradas por meio dos sintomas associados à indicação de internação hospitalar, que geram uma notificação.

Ele explica que essas doenças respiratórias são causadas por uma gama de vírus, e geram sitomas similares, a exemplo do H1N1, Influenza, influenza B e novo coronavírus. O que diferenciará cada uma das sindromes será o exame laboratorial.

"Existem todo um universo de vírus respiratórios que causam esse novo conjunto de sintomas... é descoberto atráves de exames laboratoriais", destaca

 

Sobre o Covid-19 ele infoma que na última semana de março foi percebido um indício de desaceleração, o que não significa a redução de casos de covid-19.

"Não é hora de relaxar", afirma.

 

Ouça no player abaixo:


 

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.

Criado em 03/04/2020 - 11:05

Mais do programa