Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

No Dia da Juventude, especialista fala sobre saúde mental das pessoas no mundo virtual

A família é o melhor mediador, diz psicóloga

Revista Brasil

No AR em 12/08/2021 - 12:00

Hoje, no Dia Internacional da Juventude o Revista Brasil trouxe como tema a saúde mental das pessoas no mundo virtual.

Para assunto foi entrevistada Maria Rafart, Mestre em Psicologia Forense pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e Formada em Direito pela Universidade Federal do Paraná.

Ela comenta que a vida social é uma vida paralela a real e tem forte relação com a saúde mental.

Segundo ela existem distorções corporais causadas pelas redes sociais que tem origem no "outro", ou seja, "o que eu penso que o outro vai ver de mim" e uma importância excessiva sobre o físico e sua imagem.

Ele explica que a autoestima não é só formado pelo físico, e sim pelo que fazemos, realizamos e construímos. 

O problema é validar quem a gente é somente pela nossa imagem, destaca.

 

De acordo com Maria Rafart antes da internet a formação das pessoas eram feitas por grupos menores ( da sala, da rua, da Igreja, do esporte). 

Sobre a cultura do cancelamento que é quando uma pessoa é deixada de lado ela conta que um experimento apontou que a rejeição é processada na mesma área psíquica, ou seja, a rejeição doi. O mediador nesse momento é a família, explica. 

Mudança súbita de comportamento (comer demais, parar de comer, mau humor) é um sinal que a criança/adolescente pode está passando por algum tipo de problema.

Confira a entrevista completa no player acima.

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.

Tags:  Revista Brasil

Criado em 12/08/2021 - 13:43

Mais do programa