Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cadastro Ambiental Rural: prazo termina em maio

Até o momento, menos de 40% das propriedades rurais do país foram

O Código Florestal é a principal lei que regula a conservação do uso de áreas privadas no país. Segundo a lei, cada propriedade deve ter uma parcela para conservação, o que é chamado de reserva legal.  O Cadastro Ambiental Rural (CAR) serve para que o produtor diga ao governo e à sociedade quanto ele está conseguindo fazer desta obrigatoriedade descrita no Código Florestal. No entanto, faltando menos de dois meses para o fim do prazo do cadastro, menos de 40% das propriedades do país foram catalogadas.

 

Sobre o assunto o Revista Brasil, desta segunda-feira (9), entrevistou a pesquisadora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, Andrea Azevedo. De acordo com a pesquisadora, o atraso em realizar a regularização vem de dois principais motivos: a cultura de deixar tudo para último prazo e um desconhecimento sobre o objetivo real do cadastro, que faz com que muitos proprietários pensem que o cadastro serve como forma de serem vigiados e punidos, por isso não declaram. Há ainda quem ache que as regras devem ser mais claras nos estados, afirma Andrea Azevedo.

 

Ouça também: Entidades debatem importância da educação financeira em Brasília

 

Pelo Código Florestal, a partir de 2017 nenhum banco poderá fornecer financiamento para proprietários que não tiverem realizado o cadastro, porque ele é obrigatório. Para a pesquisadora, o que falta hoje é uma real demanda do mercado pelo CAR, porque, segundo ela, no dia em que os proprietérios precisarem do cadastro como um critério para obter financiamento ou para a compra dos produtos, a adesão ao cadastro vai aumentar.

 

Saiba mais sobre o Cadastramento Ambiental Rural nessa entrevista ao programa Revista Brasil

 

O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. O programa desta segunda-feira (9) teve a apresentação de Andhrea Tavares. A jornalista substituiu Valter Lima, que está de férias.



Criado em 09/03/2015 - 13:44 e atualizado em 09/03/2015 - 16:11

Mais do programa