O projeto Renovatio vai representar o Brasil em uma disputa com outros 35 países que será realizada em outubro em Joanesburgo, na África do Sul.
O Renovatio desenvolve um programa com ex-presidiários e moradores de rua. Eles confeccionam óculos de baixo custo para atender comunidades carentes de São Paulo. O projeto é desenvolvido pela Enactus no Brasil, uma organização internacional sem fins luvcrativos presente em 36 países.
Os estudantes universitários paulistas que lideram o projeto importaram uma máquina da Alemanha, para produzir óculos de baixo custo.A única exigência para quem vai receber os óculos é a receita médica, para isso um oftalmologista acompanha o desenvolvimento desses óculos direcionados para cada tipo de pessoa.
De acordo com a gerente de programas da Enactus no Brasil, Paula Barra, o foco do projeto é o desenvolvimento em quem está produzindo (ex-presidiários e moradores de rua) e em quem está precisando dos óculos e não pode pagar.
Saiba mais sobre o assunto nesta entrevista ao Revista Brasil, apresentado pelo jornalista Valter Lima, na Rádio Nacional de Brasília.
Reciclar vidas, este é o tema da cooperativa Sonho de Liberdade