Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Movimento lança campanha “Menos Perda, Mais Água”

Os principais objetivos da iniciativa são a criação de um amplo debate

O Movimento do Pacto Global Pela Redução das Perdas de Água lançou em novembro a agenda de desenvolvimento sustentável definida pelas Nações Unidas.

 

Com o lema "Menos perda, mais água”, o Movimento quer contribuir para o acesso universal à água no Brasil, uma vez que os vazamentos nas redes de distribuição são responsáveis pela perda de quatro meses de água tratada por ano.

 

Para falar sobre o assunto o Revista Brasil entrevistou a presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (Abrh), Jussara Cabral Cruz.

 

De acordo com ela, Os principais objetivos da iniciativa são a criação de um amplo debate sobre as perdas de água nos sistemas de distribuição. A média das perdas de água potável no país é de 30% e uma das causas são os vazamentos que ocorrem na tubulação.

 

“A idade da tubulação, o tipo de material utilizado, o aumento da pressão da água dentro da canalização por alguma razão acima do dimensionamento, pressiona a canalização para o rompimento”, explica.

 

Fatores externos como obras no entorno também podem provocar vazamentos, afirma.

 

Durante a entrevista, Jussara Cabral também fala das linhas de atuação do movimento. Para ouvir na íntegra clique no player acima.

 

O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.



Desperdício de água no Brasil fica em torno de 38%

Novos sensores evitam desperdício de água na agricultura e jardinagem

Criado em 07/12/2015 - 14:00 e atualizado em 07/12/2015 - 14:53

Mais do programa