O Revista Brasília conversou com Marcelo Chaves, presidente do Sindicato dos Motoristas Autônomos de Transportes Privado Individual por Aplicativos do Distrito Federal (Sindmaap-DF). Ele falou sobre o crescimento do número de motorista de aplicativos no DF.
Confira no player acima.
Marcelo explicou que para o motorista se regularizar é necessário, além de inscrição no aplicativo, fazer vistoria na Secretaria de Transporte e Mobilidade em Brasília para obter o Certificado Anual de Autorização (CAA), que é renovado anualmente por R$ 40.
Ele comentou sobre o aumento na procura pelos serviços de transporte por aplicativo na pandemia. Reforçou, ainda, que com a alta dos combustíveis e a falta de reajuste no pagamento, hoje os motoristas pagam para trabalhar.
Direitos dos motoristas
O presidente do sindicato falou que ainda falta respaldo e responsabilização das empresas donas do aplicativo em relação aos direitos dos motoristas.
"Houve avanços, porém, na prática, é totalmente diferente", destacou.
Marcelo citou também a insegurança e perigos que os motoristas passam.
O Revista Brasília vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h, pela Nacional Brasília.