Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Curta-metragem indígena resgata brincadeiras da cultura ancestral

Já disponível no YouTube, filme é estrelado por crianças da etnia Mehinako do Parque Nacional do Xingu

Revista Brasília

No AR em 14/04/2021 - 11:10

Estrelado por crianças da etnia Mehinako, situada no Parque Nacional do Xingu, o curta-metragem “Brincadeiras Mehinako” tem duração de 16 minutos e pode ser conferido no canal do projeto no YouTube. Com direção de Aiuruá Meinako e roteiro escrito pelo diretor junto com Delvair Montagner e Elza Ramalho, o filme é falado em língua nativa do tronco Aruak, com legendas em português e tradução para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). 

Sobre este trabalho, o Revista Brasília desta quarta-feira (14) conversou com o diretor do filme “Brincadeiras Mehinako”, Aiuruá Meinako. Segundo ele, as brincadeiras ancestrais da aldeia estão sendo esquecidas. Na entrevista, ele conta que também precisou passar pelo resgate das brincadeiras de antigamente que estão sendo substituídas pelo celular e a internet.

O curta foi realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultural do Governo do Distrito Federal, com o consentimento e a colaboração do povo indígena Mehinako e com a colaboração da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Ouça o bate-papo no player acima.        

O Revista Brasília vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h, pela rádio Nacional AM Brasília.

Criado em 14/04/2021 - 15:13

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa