O público tem até o dia 2 de novembro para visitar a exposição "Vetores-Vertentes: Fotógrafas do Pará", em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB Brasília). A mostra gratuita reúne cerca de 170 obras de 11 fotógrafas paraenses, selecionadas pela curadora e diretora artística Sissa Aneleh do Museu das Mulheres, apresentando um panorama potente da fotografia amazônica feita por mulheres. A entrada é gratuita e os ingressos poderão ser retirados no site bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB.
Entre os destaques está a Instalação Aromática Icamiabas, criada especialmente para a mostra, que aproxima os visitantes dos cheiros da Amazônia por meio de seis composições aromáticas inéditas inspiradas na região de Nhamundá, onde mulheres indígenas guerreiras viveram e que, agora, dão nome à instalação. Também há o filme Mukatu’hary (Curandeira), exibido em realidade virtual. Baseado em um ritual real, o curta-metragem conduz o visitante até uma aldeia, onde é possível vivenciar a musicalidade e os rituais de cura da indígena Maputyra Guajajara.
Sobre esse evento, conversamos com Sissa Aneleh que é curadora, pesquisadora, historiadora da arte, diretora artística e gestora cultural.